Como Testar a Velocidade e Qualidade da Internet

O que devo fazer para garantir o resultado?

Para saber como Testar a Velocidade de sua internet, primeiramente é necessário estar conectado ao seu roteador, preferencialmente via cabo, para garantir que qualquer meio físico (Wi-Fi por exemplo) não prejudique a sua medição.

Em segundo lugar, acessar o único e mais eficiente site de medição do Brasil, que é armazenado no NIC.br o CGI, ou seja, o Comitê Gestor de Internet do Brasil.

A ferramenta na qual estamos tratando, chama-se SIMET.

SIMET é um medidor completo que verifica a qualidade de Internet com base em diversas métricas que afetam a utilização da rede. Para obter resultados válidos, é necessário:

  • Evitar o uso de outras aplicações ou serviços (mesmo em outros dispositivos) que façam uso de banda Internet simultaneamente com a realização do teste;
  • Caso faça uso de rede Wi-Fi, manter o dispositivo fisicamente próximo ao roteador para reduzir possíveis interferências, porém, somente você conectado a rede.

A nova versão do medidor foi desenvolvida utilizando apenas APIs HTML5, o que deixa a solução mais leve e simples de ser utilizada, uma vez que dispensa a instalação de plugins web, como a tecnologia Java.

Ele foi pensado para garantir uma medição realista da qualidade percebida pelo usuário. As medições são realizadas contra servidores em infraestrutura própria, alocada nos Pontos de Troca de Tráfego (IX.br) do NIC.br. É uma solução pioneira ao utilizar a tecnologia WebRTC (Web Real-Time Communications) para realizar as medições relacionadas à latência da conexão.

SIMET é o único sistema de medição brasileiro totalmente independente. Com isso, garante benefícios tanto para usuários Internet, quanto para as próprias operadoras e provedores. Usuários passam a ter uma ferramenta mais confiável e completa para a verificação de sua rede e, as operadoras, por sua vez, passam a ter mais meios para a identificação e melhoria de suas redes.

Por ter sido pensada para aplicações em tempo real, ela é baseada no protocolo UDP, em vez do TCP, como faz a maioria das conexões feitas por browsers. Sem entrar em detalhes técnicos, essa diferença permite que SIMET meça com precisão os parâmetros de latência, jitter e principalmente a perda de pacotes, essenciais na verificação da percepção da qualidade da Internet por parte do usuário.

Vamos medir a sua internet?

O Widget possui design responsivo, poden

w

Velocidade de download se refere à rapidez com que um arquivo pode ser baixado de um serviço na Internet. O SIMET apresenta o resultado embasado em critérios técnicos para a realização do cálculo da velocidade disponível. Respeitando-se as boas práticas de uso do medidor, os resultados devem ser muito próximos ao valores anunciados por seu provedor de Internet.
Segundo resolução da Anatel, deve-se garantir um valor médio acima de 80% do valor contratado. Mas, caso os resultados persistam abaixo de 40% do valor contratado após diversas medições, você pode cobrar providências junto ao seu provedor.

Velocidade de upload se refere à rapidez com que um arquivo pode ser enviado a um serviço na Internet. Esse valor costuma ser inferior à velocidade de download, e também deveria estar descrito no contrato com seu provedor de Internet.
As mesmas regras sobre utilização do medidor e resultados descritas sobre a velocidade de download valem para o teste de upload.

Ping ou latência bidirecional é a medida de tempo para uma mensagem ir a um destino e voltar. Um valor alto afeta principalmente a qualidade da navegação na Web, em jogos on-line e em conversas com transmissão de voz e imagem em vídeo.

Perda refere-se à porcentagem de “Perda de Pacotes” de uma conexão, ou seja, uma porcentagem de mensagens enviadas pela rede que não consegue chegar ao destino. Perdas costumam acontecer quando a rede está congestionada. Valores acima de 2% afetam significativamente a qualidade da navegação e a utilização de jogos on-line.

Jitter é a variação da latência (atraso) na transmissão sequencial das mensagens. Se o seu acesso a Internet está funcionado bem, espera-se que, em uma sequência de mensagens enviadas, todas levem um tempo parecido para chegar ao destino.
Caso isso não ocorra, as mensagens podem chegar fora de ordem e ocasionar demora nas aplicações.

Para registrar o horário das medições, o SIMET utiliza um servidor com relógio sincronizado com a Hora Legal Brasileira através do protocolo NTP (Network Time Protocol).
Para saber mais sobre como o projeto NTP está organizado no Brasil, acesse NTP.br.

SIMET é o único medidor a garantir que as medidas são realizadas contra servidores fora da rede do seu provedor. Para garantir a qualidade da medição por todo o país, foram alocados pontos de medição em mais de 20 localidades. Após a primeira medição, é possível escolher a cidade contra a qual o teste será feito dependendo das conexões de seu provedor. 
Um mapa de nossos pontos de medição pode ser visto em: https://ix.br/localidades/atuais

A ZNET TELECOM é a única operadora com Provimento de 110% de Velocidade, ou seja, ao contratar qualquer plano da ZNET, você leva 10% a mais de Velocidade com altíssima qualidade.

Venha fazer parte desta Qualidade !!!

https://www.znettelecom.com.br/

Assine agora mesmo, Planos de até 100Mbps.